Dia da Amazônia & o nosso projeto sustentável

A conscientização a respeito dessa importante riqueza natural

projeto sustentável na amazônia escudero

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. O dia 5 de setembro foi escolhido não só para celebração desta biodiversidade tão importante para o planeta, como também para a conscientização da ameaça a que está exposta atualmente pelos constantes desmatamentos ilegais que afetam diretamente a fauna e a flora da região.

projeto sustentável na amazônia escudero

projeto sustentável na amazônia escudero

Com o intuito de produzir uma peça 100% sustentável em toda sua cadeia, criamos a General Bag. Sua principal matéria prima é a Juta, uma fibra natural considerada por especialistas como a fibra do futuro, pois tem alta resistência, seu cultivo não se utiliza de agrotóxicos e pesticidas, conta com uma industrialização 100% limpa e mantêm 15 mil famílias ribeirinhas na Amazônia.

projeto sustentável na amazônia escudero

projeto sustentável na amazônia escudero
Fotos: Ernesto de Souza

A realização do Projeto General Bags levou quase um ano de pesquisa. O objetivo de desenvolver um produto que conciliasse responsabilidade social, econômica e ambiental em cada etapa de seu processo, nos levou a pesquisas em diversas regiões do país. Assim, descobrimos as propriedades de uma fibra natural extremamente forte, mas que além disso, traz muito mais em sua história:

A Juta é uma das principais atividades econômicas das populações ribeirinhas da Amazônia e do Pará, até hoje responsável por manter quinze mil famílias por lá. É uma planta que cresce às margens dos rios, onde o ciclo anual das cheias impede o crescimento natural da floresta, por isso não se faz necessário o uso de queimadas para limpar o terreno de plantio. Seu cultivo não faz uso de pesticidas, agrotóxicos e nem adubos, pois o rio já faz o trabalho de trazer novos sedimentos que fortalecem a terra. Na industrialização da fibra são utilizados apenas aditivos orgânicos e óleos vegetais, mantendo as características de um produto totalmente biodegradável.

bolsa general bag do projeto sustentável escudero

bolsa general bag do projeto sustentável escudero
Não poderíamos deixar de colocar nossa principal matéria prima no acabamento de um produto Escudero, o couro. Desenvolvemos para o projeto um couro de raro processo de curtimento no Brasil, o curtimento com taninos vegetais, onde não é utilizado nenhum tipo de produto que agrida o meio ambiente. A finalização do produto é feita com profissionais de áreas remotas de São Paulo, dando mais uma contribuição a sociedade.

Essa linha reflete um dos principais cuidados da Escudero, que é satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Cuide de bens duráveis com o carinho que eles merecem.

• Conheça a General Bag •

Share this post

Deixe uma resposta