O design dos anos 60

o design dos moveis anos 60 escudero

Os móveis dos anos 60 conquistaram grande espaço nas decorações da atualidade. O design vintage é caracterizado pelos formatos inusitados e linhas arredondadas. No Brasil, a utilização da madeira Jacarandá e vime foram alguns dos marcos no design da época. Hoje a mistura de materiais como a madeira e o ferro é uma tendência forte no mundo da decoração, seja em poltronas, mesas ou sofás.
Separamos alguns designers e suas respectivas poltronas criadas nos anos 60 para inspirar e deixar seu ambiente de descanso ou trabalho ainda mais charmoso.

Martin Eisler e Carlo Hauner – Poltrona Costela

martin eisler poltrona costela anos 60 escudero

Martin Eisler nasceu em 1913 na cidade de Viena, na Áustria. Formou-se em arquitetura em 1936, mudou para Praga e em seguida para a Argentina, tentando fugir da II Guerra Mundial. Carlo Hauner nasceu em 1927 em Bréscia, na Itália. Cursou desenho técnico em Milão e mudou-se para o Brasil em 1948.
Eisler e Hauner foram sócios fundadores da empresa Forma junto ao empresário Ernesto Wolf, importando para o Brasil peças do design contemporâneo e lançando suas próprias criações. A parceria de Eisler e Hauner era conhecida pelo traçado de linhas finas e curvilíneas e a mistura de materiais como o ferro, vidro e madeiras exclusivas do Brasil.  Na imagem acima, a Poltrona Costela dá personalidade ao ambiente sescentista, esse design foi desenvolvido com estrutura de metal, ripas em multilaminado de Imbúia e assento e encosto em couro.

Separamos abaixo alguns dos modelos mais lindos dessa dupla que deixou um legado na história do mobiliário brasileiro:

Martin eisler Carlo Hauner design anos 60 escudero
Ironchair – Armchair – Lounge Chair – Fotos: Pinterest/Espasso

 

Jorge Zalszupin – Poltrona Dinamarquesa

Jorge Zalszupin poltrona dinamarquesa anos 60 escudero

Nascido na Polonia em 1922, Jorge Zalszupin se formou em 1945 na Romênia e aterrizou no Brasil em 1949. Em um momento de busca pelo novo do pós-guerra, encontrou no Brasil as condições para desenvolver sua arquitetura poética e moderna. No início dos anos 60, Zalszupin cria sua marca L’Atelier que se espalhou por quase todo o país e seus showrooms eram referência de modernidade. A Poltrona Dinamarquesa foi um dos grandes ícones de suas criações e a primeira a ser produzida em série.

Sergio Rodrigues – Poltrona Mole

sergio rodrigues design anos 60 escudero
Fotos: CasaVogue 

Sergio Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro em 1927 e formou-se em 1952 na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil. Convidado para participar do projeto do Centro Cívico de Curitiba, muda-se para a capital do Paraná e lá inicia sua carreira de Designer de Móveis. Em 1955 criou seu próprio espaço de produção e comercialização no Rio de Janeiro. A Poltrona Mole, desenvolvida em madeira Jacarandá e couro, fez Sergio Rodrigues ser conhecido mundialmente após ser premiada no Concurso Internacional do Móvel na Itália.

Inspirada nas frasqueiras de couro dos anos 60, a Bolsa Helle tem um ar vintage com o nosso toque contemporâneo, como os móveis desenhados por Martin e Carlo. 🙂 Veja aqui.

Share this post

Deixe uma resposta