O estilo escandinavo

Minimalista, iluminado, com design e funcionalidade.

sala de estar com estilo escandinavo

Linhas retas, formas simples, cores neutras, objetos minimalistas, espaços claros e amplos: o estilo escandinavo mistura sofisticação e funcionalidade, sendo referência imediata quando o assunto é design. E de design com funcionalidade a gente entende! 🙂

Uma das nossas principais referências em design e estilo de vida é também a fonte para escolha dos nomes de nossos produtos. O nome HELGA, por exemplo, foi originado da antiga lingua falada pelos escandinavos entre os séculos IX e XIII e significa ABENÇOADA.

Composta por Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia, a região da escandinávia desenvolveu no século XX um design que traz luminosidade e claridade para dentro do ambiente, em resposta aos grandes períodos de frio rigoroso e escuridão que esses países enfrentam no inverno europeu.

Cores neutras

Para manter a ideia de um ambiente clean, os escandinavos permitem que cores neutras predominem em toda a casa. Para quebrar um pouco a frieza dos tons pastéis, elementos levemente envelhecidos são bem vindos na decoração, proporcionando uma combinação entre o tradicional e o moderno. O preto e o cinza são sempre boas opções para deixar a casa com ar contemporâneo.

A respeito dos materiais dos objetos de decoração, para peças de maior destaque, opte por móveis de vidro, madeira ou cerâmica. Peças de acrílico também podem ser uma opção, dependendo do design ou da cor do produto.

Design minimalista

O minimalismo é a busca de uma arquitetura unitária, onde materiais e elementos são somados para criar espaços puros e simples, visando a economia de energia e outros recursos.

Os escandinavos acreditam que tudo que faz parte do cotidiano deve ser, ao mesmo tempo, bonito e funcional. Assim, prezando pela praticidade, o design nórdico vale-se do conceito de que menos é mais: linhas retas e formas simples, compondo assim um ambiente clean, funcional e agradável.

A relação de proximidade com a natureza faz com que a cultura escandinava seja mais condizente com a realidade contemporânea – que busca essa simplificação e proximidade com suas origens sem abrir mão do design, da beleza, do conforto e da funcionalidade.

Contraste com objetos coloridos

Utilizar somente o branco e cores mais suaves pode trazer uma certa sensação de vazio e frieza no espaço. Por isso, é importante fazer uso de pequenos pontos de destaque com cores mais vivas em objetos de decoração. Cores naturais que façam contraste com o branco são uma boa opção: castanho, bege e tons terrosos podem ser inseridos nesses ambientes de forma harmoniosa, trazendo mais conforto ao ambiente.

A mobília também é importante para construir o visual nórdico: móveis laqueados em branco compõem o visual clean, mas as peças em madeira natural são as principais responsáveis pelo aconchego do ambiente. Apostar em contrastes como esse traz comodidade ao ambiente.

Se você pensa em adotar esse estilo de decoração para a sua casa, esteja especialmente atento à bagunça do ambiente. Por se tratar se um local composto por cores claras e formas simples, é fácil causar efeito de poluição visual em caso de desordem.

O estilo escandinavo é a prova de que bom gosto e elegância também estão presentes em ambientes simplistas. Aposte nessa tendência para uma decoração moderna e funcional.

TEXTO VIA HOMETEKA – AUTOR RAQUEL ALMEIDA

espac%cc%a7os_post_scadinavia

PARA SABER MAIS SOBRE A BOLSA HELGA, A ABENÇOADA, VEJA ABAIXO:

                    07          06

Compartilhar este post

Deixe uma resposta