Moda Sustentável – The Sustainable Project

Projeto Sustentável Bolsas Escudero

Fotos Ernesto de Souza

A realização do Projeto General Bags levou quase um ano de pesquisa. O objetivo de desenvolver um produto que conciliasse responsabilidade social, econômica e ambiental em cada etapa de seu processo, nos levou a pesquisas em diversas regiões do país. Assim, descobrimos as propriedades de uma fibra natural extremamente forte, mas que além disso, traz muito mais em sua história:

A Juta é uma das principais atividades econômicas das populações ribeirinhas da Amazônia e do Pará, até hoje responsável por manter quinze mil famílias por lá. É uma planta que cresce às margens dos rios, onde o ciclo anual das cheias impede o crescimento natural da floresta, por isso não se faz necessário o uso de queimadas para limpar o terreno de plantio. Seu cultivo não faz uso de pesticidas, agrotóxicos e nem adubos, pois o rio já faz o trabalho de trazer novos sedimentos que fortalecem a terra. Na industrialização da fibra são utilizados apenas aditivos orgânicos e óleos vegetais, mantendo as características de um produto totalmente biodegradável.

Não poderíamos deixar de colocar nossa principal matéria prima no acabamento de um produto Escudero, o couro. Desenvolvemos para o projeto um couro de raro processo de curtimento no Brasil, o curtimento com taninos vegetais, onde não é utilizado nenhum tipo de produto que agrida o meio ambiente. A finalização do produto é feita com profissionais de áreas remotas do Rio de Janeiro como São Gonçalo e Duque de Caxias, dando mais uma contribuição a sociedade.

Essa linha reflete um dos principais cuidados da Escudero, que é satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Cuide de bens duráveis com o carinho que eles merecem.

Veja aqui o resultado do Projeto.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta