Sobre o couro

O couro é um material natural, utilizado desde os primórdios para a confecção de roupas e artefatos. Para a diferenciação comercial dos couros, toma-se por parâmetro a incidência de defeitos ocorridos durante a vida animal, como carrapatos, arames farpados ou galhos.

O couro é considerado de boa qualidade quando é adequadamente processado, e pelas características acima descritas, ou seja, quanto menor a incidência de defeitos maior o seu valor comercial.

Para esconder os defeitos são usadas muitas técnicas para o acabamento e homogeinização completa do material. Após o curtimento do couro as peles são tingidas em um fulão – espécie de tambor rotativo, pintadas, estampadas e envernizadas. Quanto maior a quantidade dos processos após o tingimento, menos se vê a pele original, transformando-a em um produto natural coberto por sintéticos.

A pele de couro bovino é praticamente lisa, as texturas que normalmente são vistas são feitas por uma chapa quente com uma estampa para esconder as marcas que o animal ganhou em vida, existem milhares de tipos de gravação para este efeito.

Todo animal que viveu em pasto, e não confinado, possui algumas marcas naturais que conferem beleza e legitimidade à um material que é único, afinal cada pele tem suas próprias características, como a nossa.

Quanto mais liso e sem camadas de tinta, maior a probabilidade do couro ter uma alta qualificação, justamente porque para se mostrar o couro é preciso que ele tenha poucos defeitos.

Nosso couro é selecionado à dedo, optamos por um couro mais natural pela importância que damos à qualidade de nossos produtos e por considerarmos a pele natural a mais bonita de todas. Algumas imperfeições podem ser encontradas em nossos couros uma vez que não utilizamos múltiplas camadas de tinta e estampas.

Para manter sua peça como nova por muito mais tempo, preparamos algumas dicas para você. Confira abaixo.

Como cuidar da sua peça

Couro

  • superficie-aspera

    Tenha cuidado com objetos pontiagudos e superfícies ásperas.

  • fita

    Não coloque qualquer tipo de fita adesiva na superfície do produto.

  • sol

    Evite exposição prolongada ao sol ou qualquer fonte de calor extremo.

  • agua

    Se a peça molhar, deixe-a secar em temperatura ambiente.

  • cabide

    Guarde suas peças com enchimento e, se possível, penduradas.

Camurça

  • guarda-chuva

    Mantenha a peça seca. Sempre consulte a previsão do tempo antes de sair de casa e, se a previsão for de chuva, escolha outro material. Camurça e chuva não fazem uma boa combinação.

  • tinta

    Algumas roupas podem soltar tinta mesmo estando secas, principalmente calças escuras. Nunca use esse tipo de peça com uma bolsa camurça, o atrito pode manchar a sua bolsa.
    * Não nos responsabilizamos por produtos que tenham sofrido danos por mal uso

Como limpar a sua peça

Couro

  • circle

    Manchas leves podem ser removidas com um pano levemente úmido. Nunca utilize fluidos de limpeza, detergentes, óleos ou àlcool. Para manter a uniformidade na coloração, você deve realizar o procedimento toda a àrea. E lembre-se, antes de aplicar qualquer método, teste-o em uma área escondida da peça.

  • circle

    Em casos de manchas profundas, procure profissionais especializados.

Camurça

Felpudas e macias, peças em camurça trazem muita sofisticação ao look. Porém, é um material mais frágil do que o couro, além de manchar com mais facilidade, ela também requer cuidados para a sua limpeza. A melhor maneira de manter suas peças de camurça limpas é não deixar que elas fiquem sujas por muito tempo. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a proteger suas peças de camurça.

  • circle

    Uma escova de cerdas macias é uma ferramenta essencial para remover quaisquer resíduos de sujeira da superfície. Certifique-se de passar a escova no sentido da fibra, e não na direção contrária, as fibras em sentidos opostos também podem dar aparência de sujeira.

  • circle

    Utilize um impermeabilizante para camurça. Produtos para proteger a camurça podem ser comprados na maioria das lojas de sapatos. Eles agem como uma barreira contra a sujeira e as manchas de água. O melhor é aplicar o protetor antes de usar a peça e, depois, reaplicá-lo sempre como o toque final de cada limpeza. Não se esqueça de que, embora esses produtos reduzam o acúmulo de sujeira, eles não a evitam por completo.

  • circle

    Nunca utilize fluidos de limpeza, detergentes, óleos ou àlcool. Em caso de manchas ou sujeiras profundas, procure profissionais especializados na limpeza de artefatos de camurça.